Lasanha de Macarrão com Cogumelo

Lasanha de Macarrão com Cogumelo

Hoje nós vamos trabalhar com uma sobra muito especial que na maior parte das vezes é muito mal utilizada, é aquela sobra de macarrão, aquela massinha, aquele talharim que sobra e agente acaba deixando na geladeira e depois aquecemos na frigideira com um pouco de manteiga, querendo reeditar a massa, mas ela nunca mais será a mesma coisa, ela já perdeu aquela consistência al dente, já perdeu o ponto e uma série de propriedades, hoje vamos fazer uma coisa legal, acompanhe a gente.

Normalmente vemos alguma dificuldade de aproveitar a massinha e aqui estive pensando nela e comecei a imaginar outras funções, outras coisas que acontecem com elementos semelhantes e me deparei com essa massinha e ainda para minha surpresa ter mais um pouco que foi sobra do almoço de ontem, então vou reaproveitar a massa que sobrou e vou usar para fazer uma massa de Lasanha.

Ingredientes para a Lasanha de Macarrão com Cogumelo

Lasanha de macarrão (vegetariana)
Ingredientes:
• Talharim cozido (300g)
• Queijo lanche (queijo prato) (250g)
•  Coloque meia xícara de molho branco
• 1/2 xícara de molho de tomate
• 200g de cogumelos shitake
• Parmesão ralado (50g)

Modo de fazer a Lasanha de Macarrão com Cogumelo

Pegue a massa que sobrou, coloque água fervendo no recipiente para que o macarrão fique solto novamente para que você possa montar a Lasanha, ficando um tempo na água ela se solta, ficando maleável, descolando das outras tiras, a massa usada aqui é de Talharim de massa caseira.
Pegamos uma assadeira para montar a Lasanha, untamos ela com manteiga, passamos a manteiga em toda a assadeira para não grudar o macarrão, vamos intercalar a massa de Talharim com os outros ingredientes montando a  Lasanha de macarrão com cogumelo como se fosse a tradicional.

Verifique com um garfo se o macarrão está soltinho após ficar um tempo na água quente. As duas massas de Talharim são caseiras, se deixar muito tempo na geladeira, acabamos jogando fora, tem pessoas que gostam de salada de macarrão eu particularmente não gosto.

Enquanto monto a Lasanha de cogumelo eu deixo o forno pré aquecendo

Agora para montar a Lasanha de Macarrão com Cogumelo, pegamos fio por fio do Talharim cobrimos o fundo da travessa com o macarrão, agora colocamos uma camada generosa do molho branco, depois colocamos uma camada de queijo prato, fazemos outra camada de macarrão talharim, colocamos uma camada de molho de tomate, cobrimos com queijo prato, colocamos uma camada de molho de branco e cobrimos com o queijo prato, colocamos agora os Cogumelos feitos com manteiga e molho shoyo, fazemos outra camada de macarrão talharim e molho branco, depois o queijo prato, colocamos o molho de tomate, terminamos com a camada de talharim, cobrimos com o queijo prato.

Coloque umas pitadas de orégano, um pouco de pimenta do reino, uma pitada de sal e espalhe um pouco de azeite por cima da massa para não queimar o queijo. Despeje o queijo ralado e leve ao forno.
Utilize o forno com no máximo 250 graus.
É um receita bem saborosa e aproveita a massa que foi da refeição do dia anterior.

Cogumelo com molho Shoyo

Ingredientes:
300 gramas de Cogumelo Shitake
2 colheres de manteiga
2 xícaras de molho Shoyo
Uma Cebola
Um Dente de Alho
Sal a gosto.

 

Modo de fazer o Cogumelo para Lasanha de Macarrão

Coloque a manteiga na panela e aqueça, despeje os cogumelos e depois que eles estiverem dourados coloque o molho e refogue com os temperos a gosto.

Molho branco
Para fazer o molho branco, você pode seguir uma receita simples e prática.
Ingredientes:
2 colheres de (sopa) de manteiga
2 colheres de (sopa) de farinha e trigo
500ml de leite temperatura ambiente
Uma pitada de sal
1 pitada de noz-moscada

Modo de fazer o molho branco:

Primeiro derreta a manteiga na panela, adicione 2 colheres de farinha de trigo e mexa até aparecer o fundo da panela.
Aos poucos vai adicionando o leite, mexendo para dissolver a farinha.
Quando tiver colocado todo o leite e a farinha acrescente uma pitada de sal e noz-moscada.
Deixe ferver, mexendo sem parar, depois sirva na massa ou prato a sua escolha.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 5 porções

Molho de tomate para a Lasanha de Macarrão

Ingredientes:
5 Tomates picados
1 Cebola
1 dente de alho
1 colher (chá) azeite
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 pitada de pimenta do reino
10 folhas de manjericão

Modo de fazer o molho de tomate

Coloque em uma panela o óleo para esquentar, refogue a cebola e o alho, acrescente o tomate picado tempere com o sal, pimenta e açúcar, após 20 minutos cozinhando em fogo médio coloque as folhas de manjericão, deixe ferver por 5 minutos. Pronto para servir com a massa ou o prato de sua preferência.